Disciplina de Introdução a Robótica - Prof. Dr. Mauro Roisenberg - UFSC 2001
P L E T S
Saulo P. Zambiasi, Mauricio B. de Paula, Juarez B. da Silva
Talvez o modo mais simples de representar comportamentos em robôs, seja adotar o conceito defendido pela escola behaviorista de Psicologia, onde, um comportamento, simplesmente, é uma reação a um estímulo. Esta visão pragmática nos permite expressar como um robô deveria interagir com o seu ambiente. Este trabalho apresenta um ambiente chamado PLETS, onde um agente (PLETS), procura por alimento; protegendo-se dos predadores (TESOURAS). Objetivos do PLETS
O comportamento do PLETS é reativo, e não contém nenhuma forma central de modelo do ambiente, e não utiliza um raciocínio simbólico complexo. Para a construção dos comportamentos, adotou-se o princípio de Brooks, o qual define uma estratégia competitiva e arbitrária. O controle dos comportamentos competitivos propõem uma resolução de conflitos em tomadas de decisão. Os conflitos podem existir quando dois ou mais comportamentos estão ativos, sendo cada um destes, com uma resposta diferente. A figura abaixo apresenta a arquitetura do PLETS e da TESOURA.
Ambiente
Técnicas adotadas
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Bibliografia
[1] Arkin, Ronald; BEHAVIOR-BASED ROBOTICS, London : The MIT Press, 1998. [voltar] |