Projeto

O Projeto Arisa nasceu durante meu doutorado, entre 2005 e 2012. Minha tese foi a proposta de uma arquitetura de referência para softwares assistentes pessoais com base na Arquitetura Orientada a Serviços. Para validar a arquitetura, implementei um framework composto de vários servidores, programas web e serviços web, gerando a primeira instância de implementação baseada naquela proposta.

Devido há vários fatores, aquele framework deixou de funcionar e, depois do doutorado, comecei a trabalhar em projetos baseados em chatbots com meus alunos de TCC e projetos de pesquisa. Aos poucos fui evoluindo a implementação daquele chatbot inicial.

No início desse ano decidi iniciar um projeto novo de gerenciador de chatbots, mas com a intenção de transformá-lo em uma plataforma de agentes assistentes virtuais. Comecei então uma nova implementação da plataforma do zero, ora chamada Arisa Nest. Nessa plataforma é possível um usuário se cadastrar e criar vários bots. Os bots possuem o sistema de criação de contextos e diálogos como no sistema anterior, mas melhorado e agora também pode armazenar e gerenciar informações (crenças), executar scripts em linguagem de programação Lua, além de executar um tipo de script especial chamado comportamento, também em Lua, para poder agir de forma proativa.

Todo o projeto está sendo trabalhado nas minhas horas vagas, sem quaisquer recursos de instituições ou bolsas de pesquisa.