É com grande entusiasmo que inicio uma nova etapa na trajetória da ARISA. Sob a supervisão do Prof. Ricardo José Rabelo, dou início à minha pesquisa de Pós-Doutorado intitulada: "Assistentes Digitais inteligentes, autônomos, adaptativos e imersivos: uma nova geração de Interfaces Humano-Máquina".

O Fim das Interfaces Passivas

O mundo está mudando. As clássicas interfaces gráficas e dashboards passivos estão dando lugar a algo muito mais potente. Estamos trabalhando para gerar conhecimento e tecnologias para interfaces de software que não são apenas ferramentas, mas agentes.

A pesquisa foca na Agentic-AI (IA Agentificada), onde o assistente digital possui autonomia, capacidade de cognição avançada (IA Generativa) e, crucialmente, entendimento emocional.

Uma Equipe Multidisciplinar

Para que uma interface seja verdadeiramente simbiótica, ela precisa entender de pessoas. Por isso, a equipe deste projeto une diferentes olhares:

  • Saulo Popov Zambiasi (Pesquisador e Bolsista)
  • Dra. Lara Popov Zambiasi (Pesquisadora, cujo doutorado pavimentou a aplicação na Indústria 5.0)
  • Dra. Patricia Leandra Barrufi Pinheiro (Doutora em Teatro, trazendo a expertise em expressão e performance para a Computação Afetiva)
  • Bruna Luisa Poffo Nobre (Mestranda em Engenharia de Automação e Sistemas)

Implementação com ARISA

A concretização dessa pesquisa será feita através da Arquitetura ARISA. Ela será a base para o desenvolvimento de uma plataforma "como-um-serviço" (SaaS), de arquitetura aberta e escalável.

O objetivo é que esses assistentes possam ser "plugados" em sistemas industriais, educacionais e empresariais, adaptando-se em tempo real através de gestos e expressões faciais para promover não apenas eficiência, mas também saúde mental e uma experiência de trabalho fluida.

Impacto no Ecossistema Catarinense

Este projeto não ficará restrito ao laboratório. Realizaremos experimentos práticos com empresas do ecossistema de inovação de Santa Catarina, transferindo tecnologia de fronteira diretamente para o setor produtivo e para a indústria criativa.

Estamos construindo o futuro da interação humano-máquina: mais humano, mais afetivo e totalmente imersivo.

← Voltar para a lista de posts