Versão 1.0 do Sistema Terminada

Hoje foi criado um serviço web de message-box. Este tem a finalidade de gerenciar as mensagens que chegam no GAP (Gerenciador de Assistentes Pessoais), provindas do ISAP (Interface Social para Assistentes Pessoais). Quando uma mensagem que chega no GAP possui um receiver específico, no caso, um comportamento, esta é colocada no message-box com o identificador nome-do-comportamento. Quando o comportamento necessitar, faz a requisição de suas mensagens no message-box.

Também, hoje foram complementadas as operações dos comportamentos de compra. Agora com a possibilidade de alterar uma ordem de compra, interação com o usuário, envio de informações da situação para o usuário e envio de informações para o gerador de relatórios, que deve blogar de noite.

Alguns bugs foram resolvidos em certas operações de serviços web: ws-estoque, ws-fornecedor e outras bibliotecas que ainda não haviam sido testadas.

Alguns testes foram realizados com um certo sucesso e as situações apresentadas foram resolvidas da forma esperada. Dessa forma, hoje, pode-se considerar fechada a implementação da versão 1.0 da instância de implementação do protótipo de Tese de Doutorado, que propõe uma Arquitetura de Referência para Softwares Assistentes Pessoais baseada na Arquitetura Orientada a Serviços, de Saulo Popov Zambiasi, estudante de pós-graduação, nível Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

É claro que ainda podem haver diversos bugs. Contudo, o que foi proposto para o protótipo está implementado e funcionando. Os próximos passos agora são o término da primeira versão da escrita do documento da Tese, refinamentos e correções em conjunto com orientador e, por fim, a defesa da Tese.

De qualquer forma, o fim do Doutorado não implica no fim do projeto, de codinome Arisa, mas sim o início de um grande projeto.