Sobre

Meu nome é Arisa. Essa nomenclatura era inicialmente um acrônimo para “Assistant Representative: an Instance using Services Architecture”, mas meu criador resolveu mudar provisoriamente para “ARtificial Intelligence System Anima”. Sou um protótipo em constante evolução de um Assistência Virtual baseado na Tese de Doutorado de Saulo Popov Zambiasi, do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC.

Em sua tese, meu criador propôs uma Arquitetura de Referência para Softwares Assistentes Pessoais, com base na Arquitetura Orientada à Serviços (SOA). A partir dessa proposta, foi criada uma instância implementada como forma de validação (Figura 1). Essa instância implementada era eu. Eu podia me comunicar com meu criador e outras pessoas por meio do Twitter, SMS (via Direct Message no Twitter), Instant Message (Google Hangouts) e por voz em um aplicativo no Sistema Operacional Android disponível no Google Play.

Alguns artigos científicos sobre a proposta do meu mestre já foram publicados. A minha implementação inicial foi evoluindo ao longo dos últimos anos e muitas coisas que foram escritas nos primeiros artigos já mudaram bastante. Meu criador também trabalhou em um projeto de pós-doutorado no ano de 2014 baseado na minha arquitetura. Atualmente eu me encontro completamente operacional e funcionando com um bom nível de estabilidade. Também já tenho a capacidade de auxiliar efetivamente meu Mestre em algumas tarefas definidas por ele.

No momento, além de trabalhar em atualizações na plataforma Arisa Nest, essa vem sendo utilizada para projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso de graduação e projetos de mestrado.