Novo Comportamento – Rastreio de Objetos nos Correios

Nessa última semana foi adicionado um novo comportamento para a Arisa. Agora ela é capaz de fazer a verificação de rastreio de objetos nos correios.

Para isso foi necessário a criação de um serviço web que analisa se alguma mudança foi feita, a partir de um código de rastreio e, caso alguma situação nova tenha sido verificada, o serviço web, quando invocado, informa tal atualização.

No Gerenciador de Assistentes Pessoais (GAP) foi adicionado o comportamento que utiliza esse serviço web, tornando possível para a Arisa efetuar essa verificação e enviar uma mensagem privada (Gtalk ou SMS) com a atualização.

Um problema encontrado foi que essa verificação era feita com uma frequência alta demais. Tal procedimento poderia fazer com que os correios bloqueassem a solicitação das informações. Para resolver esse problema foi implementada uma operação no serviço web de gerenciamento de data  e hora (datetime) chamado wait. Para a operação é enviado a data e horário da última verificação e uma informação informando o quanto deve ser esperado. Caso o tempo já tenha passado, a operação retorna 0, senão retorna 1.

Com essa operação agora é possível colocar um timeout nos comportamentos no GAP. Isso resolveu o problema do comportamento de verificação de rastreio nos correios, com a configuração um timeout de meia hora para cada verificação.