Fechamento do Pós-Doutorado, Atualizações e Próximos Passos

Pós-Doutorado…

Há algum tempo o blog não tem sido atualizado. Entretanto, isso não significa que o projeto ficou parado durante esse tempo. Muito foi feito e muito foi planejado desde a última atualização do blog no inicio do ano de 2014 até agora.

Em março de 2014 iniciei como pesquisador de pós-doutorado (sem contemplação de bolsa de pesquisa) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PGEAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo que finalizei essa etapa no mês de Fevereiro do ano corrente.

Entre os objetivos do projeto estava a investigação, seleção e modelagem de processos de negócios que poderiam ser aplicados na arquitetura de Softwares Assistentes Pessoais sob a Arquitetura Orientada a Serviços (SAP/SOA) desenvolvida em meu doutorado.

Investigação, seleção, modelagem e prototipagem…

Devido a algumas necessidades do Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP) da UFSC, que concomitou com o andamento do meu projeto de pós-doutorado, foi constatada uma problemática em que os colaboradores responsáveis pelo DIP se encontravam sobrecarregados nas tarefas de responder aos questionamentos e dúvidas para os coordenadores de estágio e aos acadêmicos da instituição. Este problema poderia poder ser resolvido, pelo menos em parte, utilizando a arquitetura de referência desenvolvida em meu doutorado.

Tendo esse cenário como base, a arquitetura foi adaptada para responder aos questionamentos dos colaboradores e acadêmicos com o interfaceamento de um módulo de chatbot. Posteriormente, o assistente poderia também efetuar automaticamente outros processos de negócios para os acadêmicos e colaboradores. Durante todo o período do projeto de pesquisa, foram realizadas reuniões juntamente aos colaboradores do DIP para definição e refinamento dos requisitos, para apresentação da evolução do trabalho e para apresentação de resultados.

Em tempo, foi constatado a necessidade de se remodelar o módulo de conversação para que suportasse trabalhar com contextos/assuntos. Dessa forma, um novo modelo do chatbot foi implementado, gerando um protótipo que foi apresentado na reunião de coordenadores de estágio da UFSC em setembro de 2014.

Manutenção e modificações da implementação existente…

Em paralelo, o servidor do GAP (Gerenciador de Assistentes Pessoais) passou por uma etapa de limpeza de código, conserto de bugs e reimplementação de algoritmos para trabalharem de forma mais eficiente. Algumas partes do código passaram a ser threads, permitindo a alguns códigos do sistema trabalharem em paralelo.

Foram criados arquivos de configuração (config.json) nos programas servidores, incluindo o GAP e o ISAP (Interface Social de Assistentes Pessoais). Isso tornou possível mudanças em algumas configurações dos programas sem a necessidade de alterar e recompilar o código fonte. Para a configuração dos programas com interface web em PHP e serviços web, também foram criados arquivos de configuração, mas utilizando arquivos config.php.

Arisa agora fala via aplicativo no Android…

Nessa semana estive trabalhando em um aplicativo para o sistema operacional Android. Este aplicativo serve como interface de conversação com a Arisa. Para a implementação foram utilizadas as APIs do Google de reconhecimento de voz e de fala. A primeira versão do aplicativo ficou pronta hoje, mas necessita de diversos ajustes antes que o mesmo possa ser disponibilizado no Google Play. Isso possibilitará que qualquer pessoa possa conversar com a Arisa por meio de conversação (fala) via dispositivo móvel com sistema operacional Android.

Próximos passos…

Pretende-se como próximos passos:

  • A criação de uma camada de interpretação de comandos entre o módulo de chatbot e o motor de execução do assistente pessoal;
  • Remodelagem e reimplementação da interface de configuração dos assistentes pessoais, permitindo a modelagem dos comportamentos de forma gráfica;
  • Gerenciamento da agenda do usuário para gerenciamento de compromissos.

Por enquanto é isso. Aguardem que logo teremos novidades…