Gerenciador de Assistentes Pessoais pronto

Neste final de semana foi concluído o Gerenciador de Assistentes Pessoais (GAP) e seu sistema de configuração via web. O GAP é um programa daemon e se caracteriza como o núcleo do Assistente Pessoal. Via sistema web, o usuário pode efetuar as configurações principais e agregar comportamentos ao seu Assistente Pessoal. Cada comportamento é a representação de uma chamada a um serviço web, e deve ser configurado no GAP de acordo com as informações de entrada e saída da invocação de cada método do serviço web.

Ainda, um novo sistema de controle de mensagens foi criado para substituir o que estava sendo utilizado até agora. O protocolo de troca mensagem criado inicialmente, possuía uma estrutura própria, simples e que foi bastante conveniente no momento inicial. Contudo, e a título de validação da implementação, recentemente houve a necessidade da utilização de um protocolo que mantivesse um padrão mais aberto para a troca de mensagens. Assim, foi escolhido o KQML (Knowledge Query Manipulation Language), implementado em em um arquivo na estrutura XML (eXtensible Markup Language).

As atividades de implementação previstas para essa semana incluem a finalização do módulo de Interface Social de Assistentes Pessoais (ISAP). Agora, com o GAP concluído, devem ser feitos os ajustes no ISAP de forma que eles possam interagir. Também deve ser desenvolvido um serviço web para a geração automática de relatórios a partir de certas informações. Ainda, serão implementados alguns serviços web muito simples que devem servir de suporte aos comportamentos que serão utilizados no GAP.

A previsão de término da implementação da versão 1.0 do protótipo final continua ainda para a próxima quinta ou sexta-feira.