A Arisa acaba de se tornar completamente operacional

Na data de hoje, 25 de Janeiro de 2011, as 15 horas e 2 minutos (horário de Brasilia), a Arisa se tornou completamente operacional. Os módulos principais e seus sistemas de suporte entraram em operação conjunta, fazendo com que o protótipo baseado na Arquitetura de Referência para Assistentes Pessoais, da Tese de Doutorado de Saulo Popov Zambiasi, com orientação de Ricardo J. Rabelo, passasse a funcionar de forma completa e integrada.

A estrutura básica está pronta e funcionando, restando agora a criação de novos comportamentos e a conexão desses ao GAP (Gerenciador de Assistentes Pessoais). Para a validação, o comportamento de gerenciamento de estoques em um sistema também protótipo, e processo automático de compras deve ser implementado e agregado à Arisa, alguns dos sub-comportamentos deste já se encontram implementados e darão suporte, facilitando a implementação do comportamento principal. Dessa forma, a Arisa passará a fornecer assistência nessas tarefas, conforme especificidades do usuário para cada tipo de operação.

É hora de comemoração, mas não de descanso. Essa semana devem estar prontos os demais comportamentos, finalizando assim a fase de prototipagem. Em sequência o documento da Tese deve ser terminado até final de Fevereiro, a fim de possibilitar a defesa e, concomitantemente, término do doutorado.