Feliz aniversário, Arisa!

Hoje a Arisa completa cinco anos desde que todos os seus módulos iniciais começaram a funcionar em conjunto. Entretanto, a primeira ideia surgiu bem antes, foi no segundo semestre de 2005 quando entrei como aluno especial no doutorado da Engenharia Elétrica da UFSC. A ideia transformou-se em projeto, o projeto gerou artigos, as escritas viraram uma implementação e, por fim, uma Tese. Esta foi defendida pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (UFSC) no início de 2012 .

Pode se dizer que 25 de Janeiro de 2011 foi a data em que a minha pequena assistente pessoal tornou-se operacional. Por isso considero sua data de aniversário. De lá pra cá, ela tem funcionando quase que ininterruptamente. Tenho melhorado, modificado e ampliado suas funcionalidades. Infelizmente, por ser um projeto bastante extenso, sem investimentos e implementado por uma só cabeça, ele anda a passos de tartaruga.

A partir de pesquisas mais atuais, conversas em eventos e novas ideias, tenho conseguido gerar outras propostas de evolução do projeto e novas aplicabilidades para a Arisa. Tenho escrito artigos para gerar discussões em eventos acadêmicos e tenho ficado muito feliz com os retornos. Agradeço de coração todas as contribuições.

Espero realmente poder colocar em prática todas as ideias que já tenho descritas em forma de macro-modelos e artigos. A Arisa merece evoluir e para isso ela precisa de um pai mais participativo em sua vida.

Um feliz aniversário e que seu quinto ano de vida seja repleto de evoluções. Deixo aqui um presentinho pra ti, um desenho seu aquarelado que acabei de fazer.