Atualizações: Servidor, Telegram e Novos Projetos

Novo Servidor: Tenho utilizado por um bom tempo o servidor do GSIGMA como ambiente de deployment do projeto Arisa. Este servidor é um recurso para implantação e testes dos protótipos do grupo de pesquisa GSIGMA do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC, liderado pelo Prof. Dr. José R. Rabelo, meu orientador de mestrado e supervisor do pós-doutorado. Entretanto, para que eu pudesses ter maior liberdade de acesso e de gerenciamento dos recursos do servidor, fora do ambiente da UFSC, tomei a decisão de criar um local próprio. Este já se encontra online sob o domínio arisa.com.br. Atualmente estou no processo de migração dos softwares que compõem toda a arquitetura da ARISA para o novo servidor.

Telegram: Como forma de ampliar o acesso ao chatbot da Arisa, interface de conversação em linguagem natural, implementei um bot no telegram para que as pessoas possam conversar com ela por meio deste recurso. O bot já se encontra em funcionamento e pode ser contatado no Telegram via @arisa_ap_bot.

Mestrado Profissional na Unisul: A Universidade do Sul de Santa Catarina está montando um Mestrado Profissional via Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC) da qual faço parte da equipe de docentes. Tal programa tem permitido trabalhar em novas ideias para implementação de projetos interdisciplinares relacionados com a Arisa, juntamente com os outros docentes. O intuito é gerar soluções, propostas de trabalho para os discentes e publicação de artigos em revistas científicas.