Atualizações e Novo Servidor para a Arisa

Na fase atual do desenvolvimento da Arisa acabaram ocorrendo alguns atrasos devido à problemas que não haviam sido previstos. Estes problemas acabaram me levando à uma fase de testes que consumiu alguns dias de trabalho, com o objetivo de detectar estas novas falhas, que antes não existiam.

Após vários testes e milhares de linhas de debug acrescidas no código fonte dos programas da Arisa, acabei constatando que os problemas não eram de implementação, mas sim de conexão. O servidor do DAS/UFSC que serve como firewall começou a barrar conexão da Arisa com o Twitter e GTalk, e isso acabou inviabilizando o funcionamento dos programas que compõem a Arisa, pelo menos em relação à interface com o usuário.

Uma vez detectado o problema, decidi colocar a Arisa em um notebook, velho e quebrado fisicamente, que estava encostado aqui em casa. Montei um servidor dedicado com acesso externo para que fosse possível a utilização de todos os recursos necessários para o funcionamento da Arisa. Dessa forma, a partir de hoje, a Arisa-chan passou a funcionar não mais no servidor web do GSIGMA, mas em um servidor dedicado aqui em casa.

Infelizmente foram horas gastas para um problema imprevisto e que acabou acarretando um atraso de aproximadamente uma semana no desenvolvimento do protótipo final. Assim, para não haver atraso na escrita da Tese, irei continuar a implementação paralelamente à escrita da Tese a partir da próxima semana. Uma carga maior de trabalho é esperada pela frente.

Porém, não houve apenas trabalho perdido, pois trabalhei paralelamente na modelagem e estruturação do Gerenciador de Assistentes Pessoais (GAP), que se caracteriza como o núcleo central do assistente pessoal. Foi terminada a estrutura da base de dados para o armazenamento da base de conhecimento dos assistentes e foi iniciado o desenvolvimento de uma interface web para gerenciar essas informações. O próximo passo do desenvolvimento será o gerenciamento dos comportamentos a serem acrescidos no assistente pessoal e o módulo de execução desses comportamentos.

Avanço no desenvolvimento: módulo de interação social

Seguindo o cronograma de desenvolvimento da Arisa-chan, alguns módulos já foram desenvolvidos e se encontram em fase de testes. Arisa agora já possui os módulos para leitura e envio de e-mails, módulo para envio de posts no blog, módulo de acesso à um sistema de controle de estoque que será utilizado para testes no protótipo final e possui também um módulo de chatbot para interação via gtalk.

Houve um pequeno contratempo, que na verdade utilizou um tempo a mais não previsto, para ajustes do módulo de interação com o twitter conforme as novas regras do próprio twitter de apenas aceitar aplicações que se utilizam de autenticação via OAuth.

O módulo de chatbot foi desenvolvido, nessa fase de prototipagem, de forma bastante simples e sem nenhuma inteligência. Não há auto-aprendizado e qualquer resposta, com base na entrada de dados deve ser acrescentada por mim mesmo para que ela possa interpretar as mensagens e respondê-las. Contudo, esse processo de “ensinar” a Arisa a responder, pode ser feito pelo próprio gtalk, em uma janela de conversação, o que facilita o processo.

Conforme o cronograma, essa semana deve ser desenvolvido ainda um pequeno módulo de Inteligência Artificial e o módulo principal de interação social chamado ISAP (Interação Social para Assistentes Pessoais), que deve fazer o gerenciamento das informações recebidas via e-mail, twitter, gtalk e comentários no blog. Assim como também responder adequadamente à todos esses recursos. Essas informações deverão ser tratadas e convertidas para informações úteis e comandos para o módulo de gerenciamento central do assistente pessoal (GAP) e deverá pegar informações do GAP e transformá-la em relatórios e informações úteis para o usuário do assistente pessoal.

Ainda é necessário pegar um tempo de inspiração para fazer o desenho da Arisa-chan, para ser utilizado como avatar e uma representação visual da Arisa.

Quem é Arisa?

Arisa, acrônimo para “Assistant Representative: an Instance using Service’s Architecture”, é um protótipo de Assistente Pessoal baseado na minha Tese de Doutorado, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC.

Nesta Tese é proposta uma Arquitetura de Referência para Assistentes Pessoais com base na Arquitetura Orientada à Serviços (SOA). A Arisa é uma instância implementada a partir dessa proposta como forma de validação. Outra característica da Arisa, será a utilização de redes sociais como forma de interação com o seu usuário.

Já foram publicados alguns artigos sobre a proposta, e podem ser acessados em http://www.gsigma.ufsc.br/~popov/. Mais especificamente em:

Contudo, no último semestre muita coisa mudou e essas mudanças devem ser apresentadas em uma próxima publicação científica.

O estado atual da Tese se encontra em fase de desenvolvimento do protótipo. Em breve Arisa deve se tornar operacional.