Avanço no desenvolvimento: módulo de interação social

Seguindo o cronograma de desenvolvimento da Arisa-chan, alguns módulos já foram desenvolvidos e se encontram em fase de testes. Arisa agora já possui os módulos para leitura e envio de e-mails, módulo para envio de posts no blog, módulo de acesso à um sistema de controle de estoque que será utilizado para testes no protótipo final e possui também um módulo de chatbot para interação via gtalk.

Houve um pequeno contratempo, que na verdade utilizou um tempo a mais não previsto, para ajustes do módulo de interação com o twitter conforme as novas regras do próprio twitter de apenas aceitar aplicações que se utilizam de autenticação via OAuth.

O módulo de chatbot foi desenvolvido, nessa fase de prototipagem, de forma bastante simples e sem nenhuma inteligência. Não há auto-aprendizado e qualquer resposta, com base na entrada de dados deve ser acrescentada por mim mesmo para que ela possa interpretar as mensagens e respondê-las. Contudo, esse processo de “ensinar” a Arisa a responder, pode ser feito pelo próprio gtalk, em uma janela de conversação, o que facilita o processo.

Conforme o cronograma, essa semana deve ser desenvolvido ainda um pequeno módulo de Inteligência Artificial e o módulo principal de interação social chamado ISAP (Interação Social para Assistentes Pessoais), que deve fazer o gerenciamento das informações recebidas via e-mail, twitter, gtalk e comentários no blog. Assim como também responder adequadamente à todos esses recursos. Essas informações deverão ser tratadas e convertidas para informações úteis e comandos para o módulo de gerenciamento central do assistente pessoal (GAP) e deverá pegar informações do GAP e transformá-la em relatórios e informações úteis para o usuário do assistente pessoal.

Ainda é necessário pegar um tempo de inspiração para fazer o desenho da Arisa-chan, para ser utilizado como avatar e uma representação visual da Arisa.

Quem é Arisa?

Arisa, acrônimo para “Assistant Representative: an Instance using Service’s Architecture”, é um protótipo de Assistente Pessoal baseado na minha Tese de Doutorado, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC.

Nesta Tese é proposta uma Arquitetura de Referência para Assistentes Pessoais com base na Arquitetura Orientada à Serviços (SOA). A Arisa é uma instância implementada a partir dessa proposta como forma de validação. Outra característica da Arisa, será a utilização de redes sociais como forma de interação com o seu usuário.

Já foram publicados alguns artigos sobre a proposta, e podem ser acessados em http://www.gsigma.ufsc.br/~popov/. Mais especificamente em:

Contudo, no último semestre muita coisa mudou e essas mudanças devem ser apresentadas em uma próxima publicação científica.

O estado atual da Tese se encontra em fase de desenvolvimento do protótipo. Em breve Arisa deve se tornar operacional.